Tecnologia Blockchain e Sustentabilidade: Copel Investe R$ 2,5 Milhões em Certificação de Hidrogênio de Baixo Carbono
A solução planeja integrar tecnologia blockchain e métricas de pegada de carbono, avaliando as emissões de gases de efeito estufa associadas a serviços e produtos.
A Copel Geração e Transmissão assinou um contrato com o Instituto Senai de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) para investir aproximadamente R$ 2,5 milhões em uma plataforma computacional na nuvem destinada à certificação de hidrogênio de baixo carbono produzido a partir de biomassa, como resíduos orgânicos e bagaço de cana. A solução utilizará tecnologia blockchain e métricas de pegada de carbono para medir as emissões de gases de efeito estufa.
O projeto, com duração de dois anos, visa promover a sustentabilidade e a competitividade do Brasil no mercado global de hidrogênio de baixo carbono. A certificação desse tipo de hidrogênio é inovadora no país e é vista como essencial para o desenvolvimento de negócios, tanto nacional quanto internacionalmente. A iniciativa também impulsionará a transição energética e a descarbonização da economia brasileira, alinhando-se aos compromissos ambientais internacionais.