Maricá realiza seminário sobre hidrogênio natural com transporte em ônibus a hidrogênio da Coppe/UFRJ
Maricá-RJ dá um passo importante rumo ao futuro sustentável através da realização do “Seminário Hidrogênio Natural de Maricá”, realizado nesta quarta-feira (07/08), com transporte do Rio de Janeiro até Maricá no ônibus a hidrogênio, desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Laboratório de Hidrogênio da Coppe, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em colaboração com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), o seminário focou na descarbonização da frota da Empresa Pública de Transportes (EPT) e na descoberta do novo recurso, hidrogênio natural, em território da cidade. O objetivo será oferecer um transporte público sustentável, gratuito e de alta qualidade, além de transformar Maricá em um Polo de Hidrogênio, atraindo novas indústrias e negócios para a cidade.
Segundo Igor Sardinha, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Maricá vem construindo uma política de hidrogênio desde 2017, usando os royalties do petróleo para investir em uma matriz energética limpa. "Queremos transformar Maricá no principal polo de pesquisas sobre o hidrogênio e iniciar um novo ciclo de industrialização sustentável", afirmou Sardinha. Paulo Emílio de Miranda, presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio (ABH2), destacou a importância de Maricá na transição energética no estado do Rio de Janeiro e que o Polo de Hidrogênio de Maricá vai abarcar uma enorme cadeia produtiva do setor.
O evento também contou com a participação de Felipe Peixoto, secretário de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar), que elogiou a iniciativa do município em liderar o debate sobre o hidrogênio. "O Governo do Estado apoia o desenvolvimento dessa cadeia produtiva, que vai gerar novos empregos e demandar mão de obra qualificada", disse Peixoto.
Também estiveram presentes no evento representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Empresa de Pesquisa Energética, da FIRJAN, da Fundação Coppetec, de diferentes laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Petrobras, entre outras instituições interessadas no setor e na nova tecnologia.
A Política Municipal do Uso do Hidrogênio, instituída por Maricá através da lei 3.110 de 10 de março de 2022, visa aumentar a participação do hidrogênio na matriz energética do município e oferecer incentivos fiscais para empresas que adotam essa tecnologia.