ABH2 visita fábrica da Toyota e faz teste drive com veículo a pilha a combustível!
No início de dezembro, a Associação Brasileira do Hidrogênio e a Cummins foram convidadas a visitar a fábrica da Toyota, em Sorocaba - SP.
Lá, foi possível conhecer um pouco mais da história da empresa e perceber como os veículos híbridos estão presentes no seu portifólio, em especial o Mirai, com pilha a combustível.
A ABH2 participou de uma exposição no Visitor Center, onde foram mostrados processos de produção da Toyota, desde a concepção das tecnologias, até as metodologias organizacionais que se traduzem em robustez e qualidade. Também foram apresentados veículos em unidades comemorativas, como a primeira geração do Corolla, e o tão conhecido Bandeirante, além de veículos de linha premium, como o Lexus.
Por fim, a Associação foi convidada a realizar um test drive na pista de testes da Toyota, utilizando os veículos Mirai -pilha a combustível-, Prius -híbrido plug-in-, e Corolla Cross -híbrido flex.
Para Helton Alves, Diretor Técnico e Científico da ABH2, "a visita a fábrica da Toyota em Sorocaba foi importante para conhecermos de perto as tecnologias mais avançadas envolvidas nos veículos híbridos e no veículo a hidrogênio. A demonstração do uso do hidrogênio em um veículo de passeio transmite à sociedade uma mensagem clara de que as tecnologias que envolvem o hidrogênio já estão disponíveis, e, cada vez mais, farão parte do nosso futuro próximo.”
Para Gabriel Lassery, Superintendente Executivo da ABH2, "o pioneirismo da Toyota na comercialização de tecnologias em mobilidade híbrida no Brasil, em especial com pilhas a combustível, demonstra o alinhamento da empresa com os ODS e reforça o papel que a energia do hidrogênio e os biocombustíveis têm na redução das emissões de carbono."
Para Edson Orikassa, Diretor Industral da ABH2 e que foi funcionário da Toyota por mais de 35 anos, "a mensagem importante é que, para alcançar a descarbonização, é preciso ter em mente quais tecnologias são mais adequadas ao contexto brasileiro."