ABH2 participou do Seminário Internacional “Nosso Futuro com Hidrogênio”

O Seminário Internacional Nosso Futuro com Hidrogênio, promovido pela Prefeitura de Piracicaba em parceria com a Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool), ocorreu nos dias 08 e 09 de abril no Teatro Erotides de Campos, localizado no Engenho Central de Piracicaba.

Estiveram presentes cerca de 650 pessoas durante o evento que teve a participação de diversas autoridades do setor, sendo empresários, pesquisadores e representantes de entidades públicas e privadas.

A contribuição da ABH2 foi destacada pela presença de Helton José Alves, Diretor Científico-Tecnológico da Associação, que atuou como mediador no painel intitulado "Rotas do Hidrogênio: Indicadores dos ciclos comparativos de investimentos, operações, desenvolvimento regional e meio ambiente", entre os painelistas estiveram presente, Aulus Bineli, sócio fundador da Vesta Green Tech, Victor Baiochi, gerente do projeto de hidrogênio da CPFL, Sérgio Delocco, diretor comercial da Man Energy e Luiz Augusto Nogueira, professor da UNIFEI.

O evento abordou tópicos relacionados ao hidrogênio de baixa emissão de carbono, incluindo políticas públicas para a transição energética no Brasil e globalmente, o ecossistema acadêmico para pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área, a utilização do hidrogênio como combustível para veículos leves e pesados, seu emprego em bio refinarias, as regulamentações e certificações pertinentes ao H2, bem como estratégias de planejamento para a transição energética na mobilidade, abordando questões comparativas entre veículos híbridos e elétricos.

Para Helton Alves, "o evento foi um marco para o Estado de São Paulo, principalmente, por abordar e valorizar o uso da biomassa para a produção de hidrogênio renovável e outros produtos derivados, com enfoque no aproveitamento de resíduos e coprodutos do setor sucroenergético". O debate incluiu ainda o aproveitamento do CO2 oriundo dos processos industriais no contexto do hidrogênio de baixo carbono, e até o seu sequestro, possibilitando que o balanço de carbono seja negativo, o que pode ser um grande diferencial para São Paulo e para o Brasil".

A Associação Brasileira do Hidrogênio trabalha na abertura de mercado do hidrogênio no Brasil e no mundo, desde temas como regulações em âmbitos políticos, até códigos, normas e padrões, disseminação de conhecimento através de eventos e apoio na realização de projetos. Para conhecer melhor a Associação, acesse www.abh2.org.br .

Anterior
Anterior

Paraná terá rede de pesquisadores na área de Hidrogênio

Próximo
Próximo

💡 Mapeamento sobre projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Hidrogênio 💡